Os 10 princípios de Economia

photo
Como sabemos a palavra economia significa "administração do lar" e o estudo da economia é a alocação dos recursos escassos, por falar nisso é muito comum as pessoas acabarem confundindo e pensar que economia é somente o quanto as pessoas conseguem deter de rendimentos mas é como se administra os recursos que são limitados. Existem dez princípios de economia que segundo Gregory Mankiw são de ajuda na tomada de decisão individual pois as pessoas necessitam compreender as opções ofertadas para fazem escolhas melhores.

1 - Pessoas enfrentam tradeoffs

Pense comigo, as pessoas estão o tempo inteiro tendo que tomar decisões e os tradeoffs (compensações) são o que irá obter ao escolher um objeto ou serviço ao invés de outro. Sabendo que o tempo é limitado e os recursos são escassos, não se pode escolher tudo ao mesmo tempo, por isso sempre temos que escolher entre uma algo ou outro. Por exemplo, posso escolher entre estudar finanças ou fazer teatro, investir em uma ações ou comprar um carro, ou fazer ambos, tudo sendo limitado ao meu tempo e recursos.

2 - O custo de alguma coisa é do que você desiste para obtê-la

Quando se desiste de fazer algo por outro, o custo daquilo é o que se abriu mão para obtê-lo, estudantes que decidem cursar uma faculdade ao invés de trabalhar está sacrificando seu tempo e dinheiro para obter um diploma para melhores oportunidades no futuro, enquanto que pessoas que decidam abandonar os estudos por causa de algum negócio ou carreira tem por custo aquilo que abriram mão. É chamado de custo de oportunidade, é aquilo que você desistiu para obter outra coisa.

3 - Pessoas racionais pensam na margem

A margem é a beirada da pizza, por exemplo, as pessoas racionais devem sempre ter em mente o custo e o benefício de uma pequena incrementação nos seus comportamentos. Por exemplo, se eu estou indo viajar e tenho lugares sobrando no veículo, cobrar uma passagem menor de pessoas que estão indo para o mesmo percurso que eu irá me ajudar a arcar com meus custos e trará benefício para essas pessoas que irão ter uma redução nos custos da sua viagem também.


4 - Pessoas respondem a incentivos

Eu lembro que com o aumento do preço do tomate há poucos anos atrás muitas pessoas deixaram de comer essa fruta para consumirem outras opções que substituíssem, para quem produz tomate um aumento no preço aumenta os lucros auferidos com essa venda, o que torna mais lucrativo essa produção. As pessoas estão sempre reagindo aos incentivos dado a elas, um imposto no preço da gasolina faz com que as pessoas busquem por outras alternativas como meio de transporte.

5 - O comércio pode melhorar a situação de todos

Cada país se especializa naquilo que fazem de melhor, diminuindo os custos de ter que produzir de tudo e eliminando o tempo gasto produzindo bens que não é de sua especialidade, dessa forma o comércio entre Países e pessoas facilita com que cada um possa ter uma relação de comércio que beneficie a todos.

6 - Os mercados são, em geral, uma boa forma de organizar a atividade econômica

A economia de mercado as decisões econômicas são tomadas por milhões de famílias e empresas, enquanto as empresas estão produzindo seus bens e preços as famílias estão decidindo sobre o que consumir e o onde trabalhar. A sociedade como um todo é beneficiada com essa interação entre as famílias e as empresas.

7 - Os governos podem às vezes melhorar os resultados do mercado

O governo intervém na economia com o propósito de levar equidade e eficiência. Os mercados não conseguem fazer uma perfeita alocação dos recursos e muitas de suas ações levam a externalidades que são as consequências dessas ações no meio ambiente e nas pessoas próximas. As políticas públicas do governo são a forma de intervir e corrigir as falhas do mercado.

8 - O padrão de vida de um País depende de sua capacidade de produzir bens e serviços

O padrão de vida de um País é determinado pelo tamanho da sua produção, os Países mais ricos possuem uma produção de bens e serviços muito maior do que Países em desenvolvimento, a taxa de produtividade determina a taxa de crescimento da renda média.

9 - Os preços sobem quando o governo emite moeda demais

Todo mundo sabe que aquilo que é comum se desvaloriza, assim também funciona na economia, a inflação, que é causada pelo aumento de circulação de moeda, o valor do governo diminui quando se emite grandes volumes de moeda e os preços sobem.

10 - A sociedade enfrenta um tradeoff de curto prazo entre inflação e desemprego

Existe o chamado curva de Phillips (o economista criador dessa associação), onde associa uma relação negativa entre a inflação e o desemprego. Explica-se que quando o governo reduz a quantidade de moeda, reduz os gastos das empresas e junto com preços altos diminuem o consumo e faz com que haja maior desemprego.


De forma resumida, agora você sabe do que se trata a economia e é de suma importância entender esses princípios, é o básico que precisa-se saber antes de discutir assuntos econômicos. A minha linguagem é simples para que todos possam entender o conteúdo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais as funções da moeda na economia?

Livro: Previsivelmente irracional

Apps que pagam dinheiro de verdade (Eu testei)