Quais as funções da moeda na economia?

 

A moeda é um tipo de ativo que pode ser usado para transações e que também exprime riqueza. Entretanto, na teoria econômica a moeda tem três funções específicas:

  • Reserva de valor
  • Unidade de conta
  • Meio de troca

Reserva de valor: através da moeda você pode transferir o seu poder de compra do presente para o futuro. Por exemplo, ao invés de ir no mercado adquirir bens hoje você pode escolher poupar esse valor monetário para o futuro ou gastá-lo em um outro momento com outro bem ou serviço. Todavia, devido a inflação a moeda é uma reserva de valor imperfeita, se os preços estão aumentando e o seu dinheiro está guardado quando você for gastá-lo a quantidade de bens e serviços para você adquirir poderá ser menor do que do momento em que você decidiu poupá-lo. Com os investimentos você pode conseguir escapar disso.

Unidade de conta: a moeda é a medida pela qual os preços são determinados e as dívidas registradas. É o meio por onde são mensurados as transações econômicas.

Meio de troca: a moeda é aquilo que usamos para adquirir bens e serviços. A facilidade com que um ativo pode ser convertido em um meio de troca para obter-se mercadorias ou prestação de serviços é conhecida como liquidez e a moeda é o ativo com maior liquidez.



Referência

MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia. 8 ed - Rio de Janeiro, 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Previsivelmente irracional

Apps que pagam dinheiro de verdade (Eu testei)