Qual a diferença entre macroeconomia e microeconomia?

Se você está iniciando os seus estudos de forma autodidata em economia ou se acabou de se matricular na faculdade de economia e viu pela primeira vez o nome Macroeconomia e Microeconomia na grade das disciplinas que você terá que cursar ou se você simplesmente caiu de paraquedas esse post vai te ajudar a entender as diferenças entre essas duas disciplinas do campo da economia.

Macroeconomia é o ramo da economia que estuda a economia como um todo. Dentro do campo da macroeconomia analisa-se questões relacionadas a desemprego, inflação, produção, emprego e tudo de maneira ampla, na dimensão de um país, por exemplo. O estudo da macroeconomia é utilizado para explicar acontecimentos econômicos tanto para formular políticas econômicas. 

Microeconomia é o ramo da economia que estuda como as empresas e as famílias tomam decisões e interagem dentro do mercado. As famílias buscam maximizar o seu bem-estar através da escolha de bens e serviços e as empresas tomam decisões sobre a sua produção para otimizar os seus lucros, cada qual procurando o melhor para si. 

Quando se observa o mercado global e de quantidades econômicas agregadas estamos falando de macroeconomia e quando se trata de unidades econômicas individuais estamos tratando de microeconomia. É fundamental entender que tanto a macroeconomia quanto a microeconomia são importantes, cada uma delas é utilizada em conformidade com a necessidade do objeto e do momento em que é estudado. 


Referências

MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia. 8 ed - Rio de Janeiro, 2018.

PINDYCK, Robert S. Microeconomia. 8 ed - São Paulo, 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais as funções da moeda na economia?

Livro: Previsivelmente irracional

Apps que pagam dinheiro de verdade (Eu testei)